Páginas

sábado, 5 de novembro de 2011

Você sabia que as paredes de azulejos antigoe e ultrapassados podem ser substituídas sem quebra -quebra? Não acredita? Então preste a atenção:

Azulejos feios na cozinha ou no banheiro? Talvez uma grande reforma seja dispensável, com toda aquela bagunça e quebradeira, sem falar nos altos gastos. Então, você já pensou em pintar por cima dos azulejos? Antigamente era complicado, mas hoje existem tintas fabricadas especialmente para isso, e o acabamento fica perfeito.Quando se compra um imóvel, normalmente o dinheiro fica curto, e bancar uma grande reforma pode ser temeroso. Mas quando o apartamento é alugado, é mais complicado ainda. Afinal, o proprietário pode não concordar com novas despesas ou abatimento no aluguel, e você não vai querer investir muito dinheiro para deixar maravilhoso um imóvel que não é seu.
A pintura sobre azulejos não é complicada, e você mesmo pode fazer, basta seguir algumas recomendações. Assim sua cozinha e banheiro vão mudar radicalmente de cara, se adequando às suas preferências.
Tinta para pintar azulejos!
Existem dois tipos de tinta próprias para cobrir azulejos. À base de água e à base de solvente. O produto à base de água custa cerca de R$ 120 o galão de 18 litros, e dá um acabamento mais acetinado. Já a com solvente, chamada de Epoxi, é mais cara, custando cerca de R$ 80,90, o kit com 3,6 litros. Mas o preço e os transtornos ainda são bem mais atraentes que a obra.
Mas pense bem antes de escolher, já que as tintas à base de solventes são mais resistentes e, por isso, duram mais, evitando ter que pintar novamente em um curto espaço de tempo. As tintas tipo Epoxi são tão resistentes que chegam a ser usadas em piso industrial, devido à sua durabilidade.
Azulejos com desenhos em relevo:
A primeira coisa que você deve saber é que se o azuleijo tiver desenhos em relevo, ele vai aparecer ainda depois de pintado. Normalmente não é problema, já que o que estraga muito normalmente são as cores escolhidas por proprietários de mau gosto, ou por ser material muito antigo. Os desenhos que se formarão com o relevo após a pintura podem até ficar bem interessantes.
Porém se você quiser que a parede fique lisa, sem os desenhos, pode passar um produto para aderência e depois uma massa corrida, antes de pintar.
Antes de pintar
Você vai precisar da tinta para pintura dos azulejos, diluente e endurecedor, luvas e pano branco. Recomenda-se que a pintura seja feita com um rolo de lã de carneiro rebaixada, que pode ser encontrado nas lojas de tinta mesmo.
Limpe toda a superfície com água e detergente neutro, de preferência utilizando as luvas para que a gordura de sua própria pele não suje de novo a parte lavada. Tenha o cuidado de retirar todos os resíduos de sabão, graxa, gordura ou ferrugem. É muito importante limpar bem os rejuntes das peças de cerâmica, que acumulam muita gordura normalmente. Pode até, antes de lavar, passar uma lixa fina.
Depois da lavagem, seque a parede com o pano umedecido com diluente. Você deve aplicar uma camada e esperar seis horas para uma segunda aplicação, mantendo o local arejado até o prazo final de secagem, que é de 72 horas.
Limpeza dos azulejos pintados:
Para limpar o azulejo pintado, você deve fazer o mesmo processo de uma parede comum. Passe uma esponja macia com detergente neutro, em movimentos circulares, sem fazer muita força. Não use produtos que tenham cloro em sua composição.





Pronto! É isso aí, com uma simples pintura, feita com carinho, os azulejos sua a cozinha ou banheiro ganham um visual totalmente novo, sem sujeira, sem quebra-quebra e com pouco dinheiro.



Um comentário:

Ricardo Wagner disse...

Uma simples opção que dá um realce enorme no ambiente. Massa corrida sobreposta, tb é muito legal.